Iolando Almeida é formado em teologia, filosofia, psicanálise clínica e saúde mental pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Filho de nordestinos, é casado, pai de dois filhos e morador de Brazlândia. Aos 18 anos, ingressou nas Força Aérea Brasileira. Começou a servir seu país com muito orgulho, mas um trágico acidente mudou completamente sua vida. Em função dos danos irreparáveis, como a perda total dos movimentos do seu braço direito, foi aposentado pela FAB em 2003.
Vivenciando todas as dificuldades que uma pessoa com deficiência enfrenta no seu dia a dia, ele fundou a União Brasileira de Pessoa com Deficiência (Ubrapod) e passou a dedicar sua vida ajudando outras pessoas.
Como forma de reconhecimento de seus trabalhos realizados, Iolando recebeu convite para participar da vida pública. Tendo como marca a perseverança, disputou quatro eleições.
Em 2018, foi eleito deputado distrital. Como um dos parlamentares mais atuantes, tem diversas leis aprovadas. Participou de votações de grande relevância para a sociedade, principalmente no período da pandemia.
Realizou inúmeras ações em prol da pessoa com deficiência, dentre elas, a idealização da Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência no Distrito Federal.
Em 2022, Iolando foi eleito para seu segundo mandato. Sob o tema “A Voz da Inclusão”, segue sua legítima representação das pessoas com deficiência no Distrito Federal.