Boato que circula nas redes foi dado como se fosse verdade pelo presidente Jair Bolsonaro. Ibaneis Rocha nega. Mensagem similar, mas se referindo a prefeitos das capitais e de outras cidades, tem bombado pelo país.
Reprodução
Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que o governo do Distrito Federal determinou a volta às aulas e a abertura total do comércio na próxima segunda-feira (30). É #FAKE.
— Foto: G1
À CBN, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), desmentiu a mensagem e disse que a informação de que o comércio vai abrir a partir de segunda é falsa. Ele disse que pretende aliviar alguns serviços, como o funcionamento de lotéricas, correspondentes bancários e lojas de conveniência sem a possibilidade de consumo no local, mas negou que vai existir algum tipo de abertura total do comércio. As escolas continuam fechadas.
O presidente Jair Bolsonaro comentou a informação falsa como se ela fosse verdadeira nesta sexta-feira (27), na saída do Palácio da Alvorada. “Eu vi uma notícia aí na imprensa aí, que o Ibaneis abre tudo. (…) Ibaneis vai abrir tudo segunda-feira, é isso? Olha a minha cara de tristeza aqui”, afirmou o presidente, sorrindo ao final.
Mensagens falsas similares têm circulado com os nomes de prefeitos de capitais e outras cidades do país, como Curitiba, Goiânia, Campinas, Indaiatuba e Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Nenhuma dessas cidades fez tal anúncio.
As mensagens são acompanhadas de um link do G1 que não leva a nenhuma notícia, mas sim à página principal do portal.
Além disso, há abaixo um outro link, que, ao ser aberto, revela que tudo não passa de uma brincadeira.
A Prefeitura de Indaiatuba informa que é mentira a “informação” que está circulando pelo WhatsApp de que o prefeito determinou volta às aulas e abertura total do comércio a partir da próxima segunda-feira (30). “A administração municipal reforça que todas as informações corretas sobre o Plano de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 estão disponibilizadas no site da Prefeitura.”
A Prefeitura de Goiânia informa que os “decretos prevalecem até mudanças em contrário”. Os decretos da prefeitura “seguem em sintonia com os do estado”, que preveem suspensão das aulas e do comércio até 4 de abril, período que pode ser prorrogado.
“As pessoas estão usando sites referenciados para espalhar fake news dizendo que eu abri comércio e escola. Eu queria muito chegar aqui e falar que segunda-feira é todo mundo vida normal. Mas a gente precisa manter o isolamento social. Isso é mentira. As pessoas precisam se informar pelas fontes oficiais”, afirma Jonas Donizete, prefeito de Campinas.
Prefeitura de Mogi Guaçu também fez desmentido — Foto: Reprodução
É #FAKE que governador do DF determinou volta às aulas e abertura total do comércio na segunda — Foto: Reprodução