Segundo o ministro da Saúde, Brasília tem características especiais que justificam a alta incidência da doença no país
Durante a entrevista coletiva na tarde desta segunda (30/03), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, comentou sobre a incidência do coronavírus no Distrito Federal e elogiou a postura do governador Ibaneis Rocha.
No DF, a cada 100 mil habitantes, 10,2 estão contaminados. A média nacional é de 2,2.
“Brasília tem uma característica ímpar. Ela tem uma concentração local de muita viagem ao exterior, é uma cidade que tem gente indo e voltando o tempo todo. Precisamos ter muita atenção pelas características georreferenciais. Está certo o governador do DF de fazer seu máximo trabalho. É importante lembrar que os casos ainda não chegaram no entorno”, disse o ministro.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, comparou o DF à Suíça, que tem a incidência de Covid-19 mais elevada de toda a Europa, mais ainda do que a Itália.
Em outras coletivas, o ministro explicou que a quantidade de testes feitos no Distrito Federal, considerando também o tamanho da população, é muito maior do que no resto do país. “A capilaridade do sistema de saúde do DF é muito grande”, afirmou.
Fonte: https://www.metropoles.com/